Sabe essas casas de praia com imponência de cidade grande? Em um endereço referencial de Xangri-lá, no litoral norte, a dupla de arquitetos Marcelo John e Gabriel Mazzardo não economizou recursos na reforma e ampliação para dar ao imóvel o verdadeiro perfil dos proprietários. O casal com dois filhos pequenos (1 e 4 anos), que tem por hábito receber para festas e eventos na sua casa, precisava de espaço e mais funcionalidade na atual estrutura. O ponto alto do projeto foi, portanto, a criação do estar íntimo, com nada menos do que 68 m².


Antes da reforma, a residência de dois andares apresentava um amplo terraço aberto e totalmente descoberto. Devido à grande incidência solar e de vento, o espaço era totalmente inutilizado. Além disso, havia o transtorno de gerar infiltrações no andar inferior. A intenção foi desenvolver uma ampla sala de estar, cuja obra deveria ser rápida e não ter sobrecarga na estrutura existente. De acordo com os profissionais, a construção com base metálica foi a alternativa.
 

Lugar Exclusivo

Equipamentos de áudio e vídeo ganharam atenção e lugar especial no novo cômodo, além de outros adereços para o conforto, palavrachave do projeto para atender ao desejo dos proprietários de ter um espaço exclusivo. Também se optou pelas esquadrias de PVC com vidro duplo, persianas automatizadas e cobertura com telhas de revestimento atérmico. A marcenaria foi desenvolvida de forma a ocupar a maior extensão possível da área interna.
 

Entre as funções, está a de encobrir armários escondidos atrás dos painéis. De quebra, extensos estofados fazem o contorno da sala, agora o lugar predileto para ficar. No entanto, uma pequena área permaneceu ao ar livre na casa de praia. Revestimentos externos seguindo os mesmos materiais do lado de dentro, como textura e madeira, resultou em um bloco único, sem identificação de aumento. Resolvidos os percalços de infiltração e falta de proteção contra o vento típico litorâneo, há espaço de sobra na casa para momentos reconfortantes, tanto na alta temporada quanto fora dela.